top of page
  • Foto do escritorBe Melo

A Menina e o Motorista

Atualizado: 9 de nov. de 2021

O racismo é uma merda!

Sem fundamento, sem justificativas e sem escrúpulos. Peço desculpas pela brutalidade do início, mas defendo que ela é necessária. Nunca fui defensora de causas raciais ou sociais a ponto de me manifestar ou protestar. Mas hoje foi diferente.

A menina com o tambor na mão, a tristeza no olhar e a súplica na fala, me despertou. Peraí! O que foi aquilo? Um ônibus, ainda parado no ponto fecha as suas portas e o condutor se nega a abrir mesmo vendo a passageira correndo e pedindo para entrar?! Pior. O motorista, um ser tal qual a moça, por não sentir empatia a impede de entrar!

Ela era negra, pele não tão escura quanto o chocolate e nem tão clara quanto o doce de leite. Vestia camiseta branca e calças jeans. Tinha cabelos curtos e crespos. Tambor e baqueta nas mãos. A princípio o olhar eufórico de quem pegaria o circular da faculdade para ir ensaiar. Em seguida, o semblante de quem custava a acreditar no que a estavam fazendo passar.

Ônibus parado. Portas abertas. Jovem se aproxima. Motorista olha. Portas se fecham.

Por que? O GÊNERO? A COR? A ETNIA? A VESTIMENTA? Não houve explicação....

- Moço!!! Espera moço!!!

(Ela corre)

- Por favor, moço! Deixa eu entrar?!!

Silêncio

- Por favor!!!!

(Ele a olha fixamente pelo retrovisor)

(Ela para cansada em frente da porta e suplica. Dessa vez apenas com o olhar)

Nenhuma palavra, apenas um olhar de reprovação.

- Poxa!!!

Diz ela com a voz desapontada

Ônibus parado. Portas fechadas. Nova troca intensa de olhares.

De um lado a súplica de um olhar, de outro a cabeça mexendo em sinal de negação. Ônibus acelera. Tambor e baquetas na mão. Agora, o corpo que antes corria vivaz para alcançar o veículo está em "C", como quem se cansou, não resistiu e esmoreceu.

- POXA!?!?

Ela repetiu, num tom doce e triste de quem pergunta se aquilo de fato aconteceu.

Não gritou. Não xingou. Não chorou. Só olhou para trás e observou: a quantidade de pessoas que nem por compaixão a ajudou.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

No Farol

É no farol que somos colocados à prova da nossa bolha metálica. Torço para que o nosso coração não fique tão duro quanto a lataria de um carro. O que é um vidro perto do abismo social que nos separa?

Post: Blog2_Post
bottom of page